|
|
|
|
| |
|
|
Miranda,Dayana Lilian Rosa; Escosteguy,Isadora Leite; Rover,Oscar José; Sampaio,Carlos Alberto Cioce. |
Resumo: Movimentos contemporâneos contrários às formas industriais de produção, abastecimento e consumo agroalimentar defendem processos alternativos que reconectem produtores e consumidores, resgatando valores culturais e sociais, relocalizando a agricultura nos territórios e valorizando a dimensão ambiental. Nesse contexto, destaca-se o aumento da demanda por alimentos orgânicos e mudanças nos padrões de produção e consumo, baseadas em valores de qualidade e confiança. Nessa perspectiva, este estudo objetiva analisar a experiência do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF-UFSC), com foco no projeto de extensão Células de Consumidores Responsáveis (CCR), em um esforço de compreensão da sua contribuição para a construção social de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Redes agroalimentares alternativas; Redes de cidadania agroalimentar; Produtos orgânicos; Agroecologia; Agricultura familiar. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000200207 |
| |
|
|
Lovatto,Amanda Biesek; Miranda,Dayana Lilian Rosa; Rover,Oscar José; Bracagioli Neto,Alberto. |
Resumo: Nas últimas décadas surgiram movimentos contrários ao modelo agroalimentar hegemônico, que prezam pelos valores de qualidade, tradição, confiança e proximidade, geralmente baseados em circuitos curtos de comercialização. Este artigo analisa o relacionamento entre agricultores e consumidores e a fidelização destes, adotando a abordagem do marketing de relacionamento, em grupos de venda direta denominados células de consumidores responsáveis (CCR). A metodologia utilizada nesta pesquisa incluiu observação participante, aplicação de questionários e acompanhamento de trabalho da equipe institucional. Identificou-se que as esferas da produção e do consumo avançaram e mostraram-se interessadas no estreitamento de relações, embora ainda haja afastamento... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Circuitos curtos de comercialização; Marketing de relacionamento; Fidelidade de consumidores; Produto orgânico. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000300207 |
| |
|
|
|